Busca por vacina leva 7,5 mil pessoas às UBSs de Suzano em três dias

Busca por vacina leva 7,5 mil pessoas às UBSs de Suzano em três dias

Apesar da preocupação geral, Secretaria de Saúde reforça que a imunização é recomendada para pessoas de regiões onde há presença de matasDiante da alta procura de pessoas por vacinação contra a

Leia tudo

Apesar da preocupação geral, Secretaria de Saúde reforça que a imunização é recomendada para pessoas de regiões onde há presença de matas

Diante da alta procura de pessoas por vacinação contra a febre amarela nos últimos dias na rede municipal, a Secretaria de Saúde de Suzano informa que não há motivo para alarde na busca pela imunização. Desde novembro do ano passado, continua valendo a recomendação feita pelo governo do Estado de aplicar as doses apenas em moradores de regiões do município onde há corredores ecológicos (matas) e cidadãos que vão viajar para cidades onde há registro de casos da doença.

De segunda até a manhã desta quinta-feira (11/01), 7,5 mil pessoas procuraram e receberam a vacina em Suzano. O governo estadual enviou 80 mil doses e cerca de 70 mil munícipes já foram imunizados. A previsão feita pela Secretaria de Estado da Saúde é que mais de 130 mil pessoas sejam vacinadas no município. Conforme aponta a pasta, o que houve nos últimos dias foi uma movimentação muito intensa em vários postos.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz, as recentes confirmações de óbitos em outras cidades por causa da febre amarela fizeram com que a procura pela imunização aumentasse consideravelmente.

Outra consequência constatada foi que a grande movimentação fora do normal de cidadãos interessados na imunização contra a febre amarela afetou o cotidiano dos postos de saúde. “Não apenas há o deslocamento de funcionários de outros locais para dar conta do atendimento da demanda, como também pessoas que buscam vacinas de rotina passam a ter mais dificuldade diante da quantidade de público presente”, explicou Vaz.

Em Suzano, devem se vacinar quem vive ou trabalha nos distritos de Boa Vista e Palmeiras e nas regiões da Casa Branca, Raffo e Jardim Maitê e também quem vai viajar para localidades em que há confirmação da circulação do vírus. Apesar disso, o que se verifica é uma movimentação intensa, principalmente no Centro de Saúde II (CSII) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Vitória e do Jardim Colorado, que foram inclusas nesta semana na lista de locais para vacinação de viajantes.

A diretora da Vigilância em Saúde de Suzano, Maria Cristina Perin, explicou que não há qualquer recomendação do governo estadual, até o momento, para imunização de toda a população.