VACA ATOLADA

VACA ATOLADA

Ingredientes 1 kg e 1/2 de carne boa para cozido (músculo, costela, acém, coxão duro ou paletão) Eu usei paletão 60 ml de óleo 100 g de bacon em cubos médios 2 cebolas grandes em cubos 4 dentes de

Leia tudo

Ingredientes

1 kg e 1/2 de carne boa para cozido (músculo, costela, acém, coxão duro ou paletão) Eu usei paletão
60 ml de óleo
100 g de bacon em cubos médios
2 cebolas grandes em cubos
4 dentes de alho amassados
2 pimentas ardidas frescas, bem picadas
1 colher, das de sobremesa, bem cheia de tempero caseiro
2 litros de água fervente
700 g de mandioca em cubos médios
Sal e pimenta moída na hora
Cheiro verde

Preparação

Passo 1
Coloque o óleo em uma panela de pressão e cubra o fundo da panela com a carne e o bacon.

Salpique o tempero completo e as pimentas e ligue o fogo. Tampe a panela com uma tampa que não seja da panela de pressão (não é para cozinhar é apenas para dourar).

Passo 2
A carne vai soltar líquidos e, quando eles começarem a secar, vai se formar uma borra no fundo da panela. É muito importante não mexer a carne durante esse processo. Se mexer a carne não vai ficar corada!

Passo 3
Assim que essa borra cor de coca cola se formar, mexa a carne e acrescente as cebolas e os alhos. Mexa bem para a borra se soltar e mudar a cor da cebola e da carne. Frite a cebola por 3 ou 4 minutos a acrescente a metade da água fervente.Tampe a panela e espere pegar pressão. Cozinhe até a carne ficar macia (aproximadamente 30 minutos).

Passo 4
Assim que a carne estiver macia acrescente 1 litro de água fervente e a mandioca. Cozinhe, fora da pressão, até a mandioca ficar macia e o caldo grosso. Acerte o sal e as pimentas, desligue o fogo e cubra com bastante cheiro verde.

Passo 5
Se você preferir o caldo de vaca atolada é só cozinhar a carne por mais tempo e colocar a mandioca quando a carne já estiver desfiando sozinha. Aí basta cozinhar até a mandioca derreter. Mas não se esqueça, nesse caso é necessário usar mais água na hora do cozimento.

Passo 6
Servi a vaca atolada com arroz branco e uma saladinha